02 DEZ 2019 PUBLICAÇÃO

Processo de capacitação na 14ª Regional de Saúde

Várias são as iniciativas da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná no sentido de implementar estratégias para ampliar o acesso ao diagnóstico do HIV, Sífilis e Hepatites Virais.

Os Testes Rápidos fazem parte dessas estratégias e, por suas características de fácil execução e interpretação, podem ser utilizados fora do ambiente laboratorial por profissionais capacitados para essa metodologia.

“Com esta estratégia estamos oferecemos mais uma possibilidade de acesso ao diagnóstico precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)”, cita Maria da Penha Francisco, técnica responsável pelo Programa de Controle das IST” s/HIV/Aids, Hepatite Virais e Tuberculose na 14ª Regional de Saúde de Paranavaí.

CAPACITAÇÃO - Os profissionais que participaram das capacitações fazem parte dos serviços de saúde dos municípios da 14ª Regional de Saúde.Cerca de 80% são da Atenção Primária em Saúde, sendo esta a porta de entrada para os demais serviços da Rede de Atenção.

As capacitações tiveram início em Outubro, encerrando-se agora. Foram capacitados ao todo 90 profissionais entre Enfermeiros, Farmacêuticos, Bioquímicos, e Biomédicos, divididos em 3 Turmas de Testagem Rápida e 2 Turmas em Sistema de Controle Logístico de Insumos.

As capacitações trataram de temas relacionados a acolhimento, sobre a importância de se estabelecer um vínculo com o usuário dos serviços, abordou questões relacionadas ao sigilo das informações obtidas através das entrevistas (consultas), assim como da logística dos testes, que deve ser informado seu uso através do Sistema On-line de Relatórios.

Hoje a Regional encontra-se com 100% dos municípios com profissionais que foram capacitados para a realização dos testes, e com a aproximação do 1º de Dezembro, todos podem realizar ações de testagens para diagnósticos precoce.

Com relação aos Testes, a Regional distribuiu cerca de 10.000 de cada para os Municípios nos últimos 5 meses, para as atividades nas unidades, além de insumos como Preservativos Masculino (240.000),Feminino (4.000) e Gel Lubrificantes (8.000).

As atividades alusivas ao 1º de Dezembro devem acontecer na semana de 02 a 06 de dezembro.

Compartilhe esta publicação
Nossas redes sociais

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil