18 MAI 2020 PUBLICAÇÃO

Baseado em cinco pilares, EaD se consolida na rede estadual



A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte informa que, com pouco mais de um mês desde sua implantação, o sistema de ensino a distância Aula Paraná se consolidou como uma das mais completas plataformas de aulas não presenciais do Brasil.


O modelo é base para as alternativas adotadas em diversos outros estados do País e está ancorada em cinco pilares diferentes, que buscam atender a totalidade dos 1,07 milhão de alunos da rede estadual, meta atingida nestes primeiros 40 dias de EaD.


Desde o dia 6 abril, funciona na rede estadual de educação um sistema multiplataforma (Aula Paraná) que disponibiliza conteúdo didático por meio da transmissão de videoaulas em três canais digitais abertos de TV. Há também o canal Aula Paraná no Youtube, as salas de aulas virtuais no Google Classroom e o aplicativo Aula Paraná, que disponibiliza pacotes gratuitos de 3G e 4G capazes de cobrir 99,7% de todo o estado, segundo a Anatel, e que fornece acesso para todo estes conteúdos digitais.


Além disso, são entregues materiais impressos aos alunos que não tem acesso à TV aberta ou ao celular por onde poderia acessar os conteúdos disponibilizados pela Secretaria de Educação. Muitos deles também são atendidos pelas 231 mil cestas básicas entregues quinzenalmente.


A transmissão nos canais digitais de TV abrange regiões onde vivem mais de 10,5 milhões de paranaenses. Até o momento, 1.028 aulas foram exibidas durante as 24 horas do dia nos sete dias da semana. O Canal de Youtube, Aula Paraná, conta com mais de 16 milhões de visualizações.


O aplicativo Aula Paraná, que fornece internet de graça para o conteúdo online, foi baixado por mais de 800 mil usuários. E esse aplicativo tem 579 mil acessos únicos. Deste total, 539 mil acessam diariamente o Google Classroom, que são as salas de aulas virtuais, onde estão as atividades, conteúdo didático, vídeos e materiais de apoio.


Segundo levantamento diário, 97% dos quase 43 mil professores acessam os sistemas online. Além disso, há ainda os alunos que buscam material impresso nas escolas estaduais.


PILARES - A união destes cinco pilares faz com que a totalidade dos 1,07 milhão de alunos paranaenses possam ter acesso a pelo menos uma alternativa do EaD Aula Paraná, e possa dar continuidade aos seus estudos, seguindo seu ciclo regular de desenvolvimento.


FORMAÇÃO CONSTANTE - Os professores já passaram por mais de mil lives, videoconferências, meetings e outras reuniões virtuais, em que foram feitas ações de formação, tiradas dúvidas, repassadas orientações.


Fonte: AEN

Compartilhe esta publicação
Nossas redes sociais

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil