História da Rádio Cultura FM

A Rádio Cultura, nasceu de um ideal de Ephraim M. Machado, que no ano de 1949  instalou em Paranavaí o serviço de Alto Falante Rede de Projetores Voz Democrática, com a finalidade de dar apoio a sociedade Paranavaiense e bem como apoiar o comércio em geral, e servir as centenas de familias que na época chegavam a região para trabalhar na zona rural.

Em 1950, iniciou-se um estudo para instalar em Paranavaí uma emissora de Rádio, o que de fato começou a criar raizes em 1954, quando o Sr. Herculno Rubin de Toledo foi convidado para ajudar politicamente no ideal apresentado pelo SenadorAbilon de Souza Naves, que era um dos diretores da Caixa Econômica Federal. Em 1955, foi elaborado um contrato social para marcar o inicio do Empreendimento.Na oportunidade o Sr. Ephraim e Herculano promoveram o registro na Junta Comercial do Paraná sob o nº 32488 em sessão realizada no dia 24 de maio de 1956. Na ocasião foram testemunhas os senhores Odinot Assis Machado, José Pedro Ferreira e Luiz Consoni, a composição Social era aseguinte: Ephraim Marques Machado e Herculano Rubim deToledo, a sociedade era dominada de RÁDIO CULTURA NORTE PARANAENSE LTDA.

Em Dezembro de 1956, chegou a autorização para iniciar a instalação através do Ministério da Viação e Obra Publica, coordenada pela Comissão Técnica de Rádio (CTR). Em Setembro de 1959, Herculano Rubim de Toledo, deixou a sociedade, transferindo suas cotas para a Sra. Terezinha MoriMachado.

Em 07 de Abril de 1975, entra na Sociedade o SenhorAbel Decleva, como Sócio cotista, e respondendo pela gerência comercial. A frequência incial da Rádio Cultura era 1490 Khz= indicativo de chamada ZYS-59. Em 10 de Junho de 1980, passou para frequência de 1080 KHz, com indicativo de chamada ZYJ - 245, e autorização pela portaria de nº 256 para denominação de RÁDIO CULTURA DEPARANAVAÍ.  Em 30 de Junho de 2001 entra na Sociedade Jeane Maria FugiKato, Representando o marido e diretor Geral da emissora Antonio Teruo Kato , Milton Massayoshi Kato, e Raymuno Maniva Lago que no ano de 2004 deixou a sociedade.

Em 16 de Setembro de 2008 a Diocese de Paranavaí assumiu a administração da Rádio Cultura, tendo como diretor Pe.InácioSchiroff, desde então, com a missão de evangelizar através do Rádio.  Além disso a Rádio Cultura continua trazendo em sua programação diária; NOTÍCIAS, ESPORTE, MÚSICA , levando o entreterimento aos mais diversos lares. 

No dia 13 de Dezembro de 2017 a Rádio Cultura deixou de operar na frequência de 1080 KHz  AM, e passou a frequência de 93,7 FM em carater experimental . Em 18 de Dezembro de 2017, a então extinta Rádio Cultura AM passa em definitivo a integrar a frequencia modulada 93,7, dando assim uma maior qualidade de transmissão e abrangência aos ouvintes.


FOTOS:

Image title

Primeira base do transmissor da Cultura Am

Construção do prédio da Cultura

Primeiro prédio em construção da Cultura AM

Image title

Sr. Efrain Machado na sonoplastia 

Image title

Construção da torre da emissora em 1956

Image title

Prédio da emissora pronto em meados da década de 1950

Image title

Estúdio atual da Cultura Fm 93,7





Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil